QUALIDADE DE VIDA & EXCELÊNCIA NO TRABALHO

29 06 2011

Alguns cuidados conosco são fundamentais para que possamos alcançar a excelência no desempenho de nossas atividades e também para nossa excelência de vida, em todas as etapas da mesma.
Para iniciar esses cuidados, nada melhor do que rever nosso “despertar”. A forma como iniciamos nosso dia aumenta ou diminui a condição de sucesso ou fracasso no decorrer dele, pois desse início depende a nossa capacidade criativa, bem como nossa capacidade de resiliência.

Toca o despertador. Você levanta correndo, vai tomar banho, faz uma refeição em pé mesmo e sai para o trabalho.
A descrição se assemelha ao seu dia-a-dia?
Lembro-me de um treinamento sobre Gerenciamento de Tempo que ministrei há anos. No segundo dia, depois de termos falado sobre a importância do foco no presente, de incorporarmos hábitos mais saudáveis no início do nosso dia para direcionar momentos mais equilibrados no decorrer do mesmo, um dos participantes chegou com a camisa manchada de algum tipo de achocolatado e referiu que teve um acidente enquanto dirigia e tomava o desjejum. Isso marca a dificuldade que temos, não apenas de refletir sobre hábitos que não são bons para nós, mas também de incorporar mudanças.
Ao acordar, você se lembra que os seus órgãos estavam todos em repouso e que precisam de tempo para despertar?
Mas precisamos lembrar no todo do nosso corpo, por dentro e por fora.
Um despertar radiante, apaixonado, com o corpo relaxado e a mente cheia de gratidão pela vida são marcas de equilíbrio e harmonia.
Agora, vamos acordar de forma adequada?
Aqui estão algumas dicas simples, mas que fazem uma enorme diferença!

– Ao realizar as tarefas matinais, seu hábito de higiene, suas necessidades em geral, procure fazê-las em sintonia com você, com seu centro, mantendo o foco no seu bem-estar. Sentindo-se leve, de bem com a vida!
– Ao tomar banho, agradeça por cada membro e órgão saudável do seu corpo. Sinta-se feliz pelo que é! Perceba a vida fluir dentro de você. Sinta toda a circulação, o sangue indo e vindo, num fluxo leve e fluido.
– Perceba seus movimentos e procure torná-los harmoniosos para começar o dia com equilíbrio.
– Ao alimentar-se, mastigue devagar, sinta o cheiro e o gosto dos alimentos, agradeça esse instante de harmonia com seu organismo. Perceba a importância deste momento para se fortalecer com o intuito de enfrentar melhor os momentos subsequentes de seu dia.
– Ao sair, sinta a temperatura do dia na sua pele, o calor do sol, ou o frio do vento, ou as gotas de chuva e, lembre-se de que a natureza se harmoniza através dessas diferenças climáticas.
– Ao encontrar alguém conhecido, sorria e repasse seu bem-estar para o outro também. Como se você pudesse formar uma cadeia de bem-estar.

Tente, acredito que o dia vai ser bem melhor!
E quem sabe, você não ajuda na melhoria do início do dia de mais alguém…

Isabel Rios Piñeiro
Psicóloga/Consultora
Autora do Livro Metamorfose do Líder


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: